quinta-feira, 17 de maio de 2012

Semana de Museus 2012




No próximo final de semana, 19 e 20 de maio, às 16h, os visitantes do Museu do Índio terão a oportunidade de ouvir, de Xumayá Fulni-ô, as lendas e mitos que ele aprendeu, na infância, com os mais velhos de sua aldeia, em Águas Belas/ PE. Os Fulni-ô são os únicos do Nordeste que conseguiram manter viva a sua própria língua, o Ia-Tê ou Yatê do tronco Macro-Jê. Sua população é estimada em 2.930 pessoas. A língua e os rituais sagrados mantêm a nação unida, com fortes vínculos culturais e tradições que são repassadas para as novas gerações.

Exposição
O público pode aproveitar para conhecer a exposição “A Presença do Invisível: vida cotidiana e ritual entre os povos do Oiapoque”. A mostra, que ocupa o casarão central do MI, apresenta a cultura dos Karipuna, dos Palikur, dos Galibi Marworno e dos Galibi Kaliña, povos que habitam diferentes terras indígenas na região fronteiriça do Brasil com a Guiana Francesa, no estado do Amapá. Juntos, eles totalizam cerca de 5.000 pessoas.

A programação marca a participação do Museu do Índio na 10ª Semana de Museus, promovida pelo IBRAM, com atividades inspiradas no tema "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações" que coloca em discussão as transformações sociais como pontes entre a memória e o esquecimento.
O MI na Semana de Museus: 19 e 20 de maio com entrada gratuita- Contação de histórias com Xumayá Fulni-ô
Sessões às 16h.
- Exposição “A Presença do Invisível: vida cotidiana e ritual entre os povos do Oiapoque”
Visitação: das 13h às 17:00h.
Rua das Palmeiras 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
NUCOM/MI
15/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário