segunda-feira, 6 de junho de 2011

O MUSEU QUE VOCÊ PODE LEVAR PARA A ESCOLA - CLIQUE E CONFIRA!!!!

O Museu do Índio empresta às escolas e instituições culturais diferentes tipos de materiais, jogos  peças etnográficas, entre outros.



Como conseguir o seu material
 O empréstimo deve ser agendado através do e-mail emprestimo.mi@gmail.com., do Núcleo de Produtos Culturais –NUPROC, do Serviço de Atividades Culturais do MI, telefone 0 (XX) 21 3214-8730/-8731.  O tempo de permanência dos materiais em cada instituição é, em geral, de uma semana.


Veja abaixo o que você pode solicitar:



Conjuntos destinados à Educação Infantil


Maruá na Aldeia do Macaco
 Pendurado

Exposição especialmente desenvolvida para turmas da Educação Infantil, contendo um conjunto de 20 painéis, em tecido, com imagens fotográficas e desenhos sobre o personagem Maruá. A temática é relacionada ao cotidiano, abordando temas como a socialização das crianças, as brincadeiras, a produção de alimentos, o espaço doméstico, a família, conhecimento de técnicas e do meio ambiente, e a relação entre as pessoas na aldeia.
Os painéis com a arte e as legendas foram plotados em tecido porque a exposição foi concebida sobre o conceito de varal, acondicionados em sacolas de lona. A idéia do varal dá a liberdade na disposição da exposição independente do espaço. Embora numerados, os painéis não têm uma ordem obrigatória, os assuntos se entremeiam , se cruzam , possibilitando diferentes desdobramentos.







 Brinquedoteca Uaçá

Kit composto dos seguintes jogos:
Dominó Uaçá:  Jogo de entretenimento com 14 peças em suporte de madeira contendo ilustração indígena. Adequado para crianças de 0 a 6 anos de idade.
Jogo da Memória:  Atividade composta de tabuleiro, em tecido de algodão, e 16 peças circulares, em madeira, com imagens de objetos diferentes usados no cotidiano dos grupos indígenas.
Adequado para crianças de 0 a 6 anos de idade.





Conjuntos destinados ao Ensino Fundamental e demais segmentos


 Mostras Fotográficas
Fotos, em diferentes suportes, com exposições temáticas  de imagens históricas e contemporâneas dos diferentes povos indígenas brasileiros.

Kit Etnográfico
Caixas com coleções etnográficas de objetos utilitários e adornos em plumária, madeira, cestaria e cerâmica.




Mala de Jogos
Composta de oito jogos de diferentes povos indígenas.Tem por objetivo a divulgação do lúdico que aproxima realidades sem que se perca sua diversidade. Acompanha um livro de brincadeiras indígenas.



 

  Kit Maxacali ( Tikmû'û )

Composto por bolsas e adornos tecidos com fibra de embaúba e linha de algodão, em variados enlaces.
 


               Kit Guarani


  Diversas peças da etnia Guarani.

                                                                                                
      Kit Indumentária Karajá

                  
       Um conjunto de peças e adereços  da etnia Karajá, usados em festas e rituais dessa etnia.

5 comentários:

  1. Ótimo !! Vontade mesmo de levar esse museu para casa !
    bjs

    ResponderExcluir
  2. como faco para ter um, para minha escola na aldeia indigena de Barra Velha -Pataxo-Bahia

    ResponderExcluir
  3. Como obtenho esse empréstimo para a escola que dirijo?Tenho como levar um índio até a escola a fim dele mostrar seus trabalhos,fotos com as crianças,conhecer um pouco mais da sua vida?Desde o ano passado tenho tentado,sem sucesso.Me oriente por favor!

    ResponderExcluir