segunda-feira, 25 de junho de 2012

Google lança mapa cultural de indígenas




19/6/2012 - 16:13
Rondônia
Da Redação, com AFP noticias@band.com.br

Projeto foi apresentado durante o fórum empresarial paralelo à Rio+20

O Google lançou neste sábado, dia 16, uma plataforma que mostra os traços culturais da etnia indígena Suruí, que habita o coração da Amazônia brasileira. O projeto foi apresentado por representantes do Google e indígenas durante o fórum empresarial paralelo à conferência Rio+20.

"Isso é algo único, representa toda uma nova etapa para o Google", explicou à imprensa Rebeca Moore, engenheira do Google Earth e líder do projeto.

Já o chefe dos Suruís, cacique Amir, disse estar bastante emocionado por poder mostrar a cultura suruí ao mundo. O novo aplicativo contém imagem em 3D da selva onde vivem, assim como narrações animadas de suas tradições e costumes.

O território suruí está cercado por uma área bastante desmatada e, segundo o Chefe Amir, suas terras são ameaçadas por madeireiros ilegais. Por isso, em 2007, o indígena viajou para a Califórnia, onde estabeleceu uma associação com o Google para registrar a realidade da zona.

"É uma ferramenta de trabalho que estamos utilizando para fazer denúncias. Temos uma equipe de monitoração", explicou. Esta equipe é formada por jovens indígenas, que com seus smartphones, registram a região.

A tribo suruí possui 1.300 integrantes e habita uma extensão de 240.000 hectares no estado amazônico de Rondônia.

Fonte:  http://www.ariquemesonline.com.br/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário