sexta-feira, 29 de junho de 2012

Presidenta da Funai recebe documentos de lideranças indígenas durante a Rio+20


Marta Maria Azevedo (ao centro) junto aos ministros Gilberto Carvalho e Izabella Teixeira recebem documento das mãos de Raoni Metuktire


O documento final do Acampamento Terra Livre, que aconteceu na Cúpula dos Povos e reuniu cerca de 1.700 indígenas de todo país, foi entregue à presidenta da Funai, Marta Maria Azevedo, em reunião na última quinta-feira (21), no Riocentro, durante a Rio+20. O documento foi entregue por uma liderança do povo Kayapó, Raoni Metuktire, que esteve acompanhado de outras 14 lideranças indígenas e foi recebido também pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A presidenta da Funai recebeu ainda, no Riocentro, pelas mãos de uma das lideranças do povo Xavante, Damião Paridzané, uma carta solicitando a implementação do plano de desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso, e a imediata ocupação integral do território pelo povo Xavante.

Na década de 1960, a TI Marãiwatsédé foi tomada do povo Xavante por empresa agropecuária e, posteriormente, petrolífera. Durante a Eco-92, os Xavante conseguiram o compromisso de ter a terra devolvida, porém, devido a invasão de grileiros e posseiros, nunca conseguiram voltar a ocupar totalmente seu território. Durante a Rio+20, a Funai divulgou a informação de que irá apresentar, dentro de um mês, o plano de desintrusão da TI Marãiwatsédé.

http://www.funai.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário