quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sobre o Museu do Índio

O Museu do Índio utiliza modernos recursos museográficos, competindo, assim, com os mais badalados museus do Brasil e do mundo. Tornou-se referência para o público interessado na questão indígena, através do permanente registro das informações de seu acervo, divulgadas nas suas bases de dados e nas suas publicações.
Mais do que abrigar, O Museu do Índio objetiva conservar-através da criação de laboratórios e modernização das reservas técnicas-, pesquisar e comunicar o seu rico acervo. São 14 mil peças etnográficas, 16 mil publicações especializadas em Etnologia e áreas afins, 80 mil imagens em diversos suportes, parte já digitalizada e armazenada em CD-ROMs, 500 mil documentos textuais de valor histórico para a comprovação dos direitos indígenas sobre suas terras, além de suas centenas de filmes, vídeos e gravações sonoras.
Mais exposições e maior circulação dos acervos museológicos. A instituição considera essa proposta importante para conhecer esses acervos e para a formação de público. Exposições de peças e fotos, cursos, palestras, atividades educativas para estudantes, seminários, mostras de filmes e vídeo, entre outros eventos, fazem parte da rotina do Museu, além de serviços como o empréstimo de material audiovisual e mostras fotográficas e etnográficas para escolas e instituições. Inserem-se aí projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alcançando os 730 mil estudantes da rede municipal.
Os projetos da instituição buscam associar entretenimento, educação e estudo. E, dessa maneira, proporcionar um maior contato com o público divulgando a presença dos índios na sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário