quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Programa de Artesanato fomenta a arte indígena no Estado

Em Mato Grosso há cerca de 30 mil artesãos inscritos no Programa de Artesanato da Sicme criado para valorizá-los.

Com o propósito de compor estratégias que garantam o papel do artesão na identidade cultural de Mato Grosso, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) criou medidas incentivadoras que desenvolvem a capacidade empreendedora que possibilitam atuar em um mercado competitivo. Poderes Públicos Federal, Estadual, Municipais e demais entidades privadas estão unidas para consolidar um Programa de Artesanato efetivo.

Em Mato Grosso há cerca de 30 mil artesãos inscritos no Programa de Artesanato da Sicme criado para valorizá-los, juntamente com a cultura mato-grossense. Entre eles também estão os artesãos indígenas, como os da tribo Karajá, localizada na aldeia São Domingos, próxima ao Vale do Araguaia. O programa oferece aos profissionais capacitação, apoio para a participação em vários tipos de eventos nacionais e internacionais.

Os Karajás produzem brincos, colares, bonecas de cerâmica, cocares, arcos e flechas, entre outros, porém a peça que está se destacando em feiras e exposições é o banco Karajá, um artesanato fabricado com madeira e tinta retirada da semente da árvore Urucum e seiva da árvore Mirindiba. Essa técnica chama a atenção porque as pinturas são baseadas nas figuras corporais dos membros da tribo.

Mais informações sobre o Programa de Artesanato Mato-grossense podem ser obtidas na própria Sicme, pelo telefone (65) 3613-0002, também no site da Secretaria no endereço www.sicme.mt.gov.br e na Comissão Institucional do Programa de Artesanato Mato-grossense (Cipam), na Travessa Batista das Neves, nº 38, em Cuiabá, pelo telefone (65)3623-3023.

http://museudoindio.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário