quarta-feira, 26 de março de 2014

Os povos indígenas e a ditadura militar em debate no Museu do Índio

No dia primeiro de abril, às sete da noite, o Museu do Índio será palco de uma mesa-redonda com tema inédito no Rio de Janeiro:
"Os povos indígenas e a ditadura militar – a questão indígena de 1964 até hoje". Durante o encontro será analisada a questão da violência cometida contra os índios no período. Na ocasião haverá exposição de jornais da época e exibição de vídeo sobre o tema.
A mesa será formada por pesquisadores de renome, com destaque para o primeiro Guarani Kaiowá doutor em antropologia, Tonico Benites. Também vai estar presente, o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Marcelo Zelic. O encontro vai contar, ainda, com a participação do professor da Unirio e Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ, José Ribamar Bessa Freire e do professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Neimar Machado de Souza. O professor em História Regional e Populações da Universidade Federal da Fronteira do Sul, Cesar de Miranda e Lemos será o mediador da mesa.
O encontro será realizado no Museu do Índio,  dentro da programação do evento  "50 anos do golpe de 1964", organizado por universidades e instituições de pesquisa do Rio de Janeiro – CPDOC/FGV, UERJ, UFF, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, PUC – Rio, com o objetivo de refletir e debater sobre o golpe civil-militar que completa 50 anos no dia 1º de abril de 2014.  
A mesa redonda será dirigida ao público em geral, em especial, aos estudantes universitários e profissionais da área. Entrada grátis.
Dia 01/04/2014  -  19 horas
http://www.museudoindio.org.br/
Comunicação Social/ MI
26/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário