terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sons Indígenas


O Cântico das Crianças

O Guarani sempre teve um cântico. Geralmente um cântico que fala da cultura, da religião, da travessia da Terra Sem Male. Também fala dos pássaros. Esses cânticos representam para nós o cântico da paz. No casamento, tinha esse cântico das crianças. E, quando as crianças nascem, também tem o cântico.

Tudo tem significado para o guarani. Por exemplo, o cântico da criança. Amanhecendo o dia, todas as crianças cantavam estes cânticos tradicionais que estão no CD. Os mais velhos ensinavam as crianças a cantar e explicavam qual é a importância, qual o significado daquele cântico.

Por exemplo, dos pássaros. Deus pôs cada um no seu lugar. Os pássaros são aves, são seres animais. Os pássaros não falam, mas têm o mesmo sentimento do ser humano. Eles têm chefe dos pássaros dentro da mata. Eles são como nós. Nós temos o pajé que é chefe espiritual dentro da nossa cultura. Os pássaros também têm.

Deus fez os seres humanos. Só que cada um diferente um do outro. Principalmente a língua. No Brasil nós temos cento e oitenta nações indígenas. Cada um tem etnia, fala sua própria língua, mesmo sendo índio. Então, cada um, cada etnia é um universo. Assim diz nossa religião. Cada tradição, cada costume, seja dos guarani ou de outros povos, seja dos brancos, ela tem valor. Porque Deus criou para cada nação, para cada etnia, para cada povo, para cada país. Estão ali. Cada costume que a gente tem é uma riqueza que a gente tem. Dá força de Deus.

Nós temos nos preocupado não em resgatar, mas em preservar a nossa cultura. Que a gente tem e mantém. Mesmo sofrendo muita pressão. 
http://www.funai.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário