quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fotos raras de índios isolados na Amazônia peruana são divulgadas



http://www.museudoindio.gov.br/template_01/default.asp?ID_S=29&ID_M=1135
31/01/2012 12h29
Atualizado em 31/01/2012 13h45
Do Globo Natureza, em São Paulo

Imagens mostram de perto família de indígenas da etnia Mashco-Piru.
Registro foi feito durante expedição que buscava pássaros da Amazônia

A organização ambiental Survival International divulgou nesta terça-feira (31) imagens inéditas que mostram, de perto, índios isolados da etnia Mashco-Piro que vivem no Parque Nacional de Manú, localizado dentro da Amazônia, no Peru.
As fotos de uma família desta etnia foram realizadas entre agosto e novembro de 2011, durante expedição da fotógrafa Gabriela Galli ao sudeste peruano, que buscava registrar pássaros da Amazônia quando encontrou alguns índios próximo a um rio. Não houve contato com os índios, segundo a ONG.
De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque. Atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região podem causar dificuldades à pesquisa -- com medo, eles entram para mata fechada.
Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário