quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Indígenas participaram da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Terminou ontem (15) a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que aconteceu em Brasília. Cerca de três mil mulheres estiveram reunidas para discutir e elaborar políticas voltadas às cidadãs brasileiras. As mulheres indígenas foram representadas por 32 delegadas de diversas etnais e 11 convidadas.

Nos três dias de Conferência, foram discutidos temas como a autonomia econômica feminina, a maior participação das mulheres na política e o fim da violência contra as mulheres. O evento é o resultado de um processo participativo que mobilizou mais de 200 mil mulheres em todo o país e consolidou as propostas das conferências estaduais e municipais que começaram em 1º de julho deste ano. Também foram definidas as responsabilidades do governo federal frente às demandas apresentadas pelos municípios.

As principais proposições levantadas pelas mulheres brasileiras nas conferencias municipais, em mais de dois mil municípios de todas as regiões do país, são sobre ampliação da rede de apoio as mulheres, como mais creches e mais vagas nos postos de trabalho ampliação da licença maternidade, formalização de trabalho domestico e fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Preparatória Indígena

O tema violência contra a mulher foi um dos assuntos mais discutidos entre a delegação indígena durante, a oficina preparatória para a conferência, que ocorreu no último dia (11). A Fundação Nacional do Índio promoveu essa oficina para trabalhar os objetivos e esclarecer os assuntos que seriam abordados na conferência.
http://www.funai.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário