sábado, 26 de abril de 2014

Arte indígena no Museu Janete Costa

Duas mostras reunindo 100 peças etnológicas do Museu do Índio estão sendo apresentadas nos espaços expositivos do Museu de Arte Popular Janete Costa.
A exposição Artes Indígenas e etnodesign: "vontade de beleza" é composta de peças, fotos e filmes sobre a produção indígena de objetos utilitários e ao mesmo tempo artísticos , definidos por especialistas como "etnodesign". A mostra é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a diversidade da cultura material de diferentes povos indígenas brasileiros. A curadoria é do diretor do Museu Janete Costa, Wallace de Deus.
Já na exposição "Poética Karajá: arte Iny" o público confere a produção da arte material  Karajá (TO). A mostra reúne peças em plumária, palha, madeira, cerâmica, miçanga e cabaça. A curadoria é assinada pela antropóloga Whan Chang , coordenadora do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio.
Aberta ao público desde o dia 16 de abril, as exposições são resultado de uma parceria iniciada este ano entre o Museu do Índio e o Museu Janete Costa.  As duas mostras fazem parte da série de eventos especiais programados pelo MI, em celebração ao Dia do Índio (19/04).
As exposições podem ser vistas de terça a domingo, das 10 às 18 horas,  até 16 de agosto. O endereço é Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá - Niterói RJ.
De graça.
 Veja aqui as fotos






Nenhum comentário:

Postar um comentário