quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dia do Índio: o que não fazer em sala de aula

Dia 19 de abril, data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, evite os estereótipos e preconceitos que costumam invadir as salas de aula e veja algumas propostas de como trabalhar os conteúdos 

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante. 

Nessa data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas reproduzem antigos preconceitos e estereótipos.
Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
Promova uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e literatura de contos indígenas. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa, ser índio não é estar nu ou pintado, como também não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea
Dê oportunidade aos alunos de saberem que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a vida moderna proporciona, mesmo assim não deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
Recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. O Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar.
Não reproduza as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas. "Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social.
A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.
Faça um debate sobre o que podemos aprender com esses povos.


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