Duas mostras reunindo 100 peças etnológicas do Museu do Índio estão sendo apresentadas nos espaços expositivos do Museu de Arte Popular Janete Costa.
A exposição Artes Indígenas e etnodesign: "vontade de beleza" é composta de peças, fotos e filmes sobre a produção indígena de objetos utilitários e ao mesmo tempo artísticos , definidos por especialistas como "etnodesign". A mostra é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a diversidade da cultura material de diferentes povos indígenas brasileiros. A curadoria é do diretor do Museu Janete Costa, Wallace de Deus.
Já na exposição "Poética Karajá: arte Iny" o público confere a produção da arte material Karajá (TO). A mostra reúne peças em plumária, palha, madeira, cerâmica, miçanga e cabaça. A curadoria é assinada pela antropóloga Whan Chang , coordenadora do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio.
Aberta ao público desde o dia 16 de abril, as exposições são resultado de uma parceria iniciada este ano entre o Museu do Índio e o Museu Janete Costa. As duas mostras fazem parte da série de eventos especiais programados pelo MI, em celebração ao Dia do Índio (19/04).
As exposições podem ser vistas de terça a domingo, das 10 às 18 horas, até 16 de agosto. O endereço é Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá - Niterói RJ.
De graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário