Huicí Manduí ‘Rereguá
(farofa de milho e amendoim)
Imagem retirada do site
http://come-se.blogspot.com.br/2008_02_17_archive.htm
Os Guarani prepararam o huicí manduí ‘Rereguá enquanto prato trivial e, ainda, segundo eles, com fins medicinais, para recompor as energias após longas caminhadas ou atividades físicas.
Os Guarani localizam-se, em território brasileiro, nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A mulher Guarani debulha o milho maduro e o soca no pilão. Em seguida, peneira o produto e o põe sobre uma chapa para torrar. Torra também o amendoim e soca a mistura no pilão, até obter uma farinha fina.
Sugestão:
Passe o milho e o amendoim torrados num processador ao invés de utilizar o pilão. Acrescente açúcar mascavo ou outros ingredientes a gosto.
Fonte:
Depoimento do cacique João da Silva, da Aldeia Sapukay (Angra dos Reis)
Mani Motsá
(mingau de banana)
O mingau Marubo pode ser elaborado a partir de diferentes alimentos, como buriti, aipim e banana-inajá ou pacovão.
As bananas maduras são descascadas e cozidas em pouca água. Com um tridente de pau são amassadas até que atinjam a consistência de mingau.
Sugestão:
Substitua a banana-inajá por banana maçã ou d´água. O mingau pode ser doce, acrescentando-se açúcar ou mel, ou salgado. Neste caso, faça um refogado com os temperos de sua preferência (cebola, alho, tomate, cheiro verde) junte ao mingau e sirva com peixe.
Fonte:
“Receitas da Culinária Marubo”, Boletim Museu Emílio Goeldi, 1989
Nenhum comentário:
Postar um comentário