quinta-feira, 14 de novembro de 2013

AJUDANDO O PROFESSOR

As escolas são os principais bancos de aprendizagens do Brasil. Mas pelo que se percebe é que o desrespeito a diferença cultural ainda é o grade abismo, principalmente quando se trata da questão indígena.
Até os dias ainda é comum, encontrar nas literaturas, nas escolas, na historiografia do Brasil, e em muitos outros casos, a figura do índio estereotipado e genérico, esquecendo-os das várias etnias que compões esse povo, e das mais diversas formas de vida deles. Em muito outros casos, a mesma figura é tida como algo exótico, onde seus artefatos tradicionais servem apenas para enfeite, assim como também como um ser atrasado, que é contra o progresso e outras ações de empresas multinacionais e até meso do Governo Brasileiro.
Mesmo com a Lei 11.645 de 2008, as escolas e outras instituições de ensino na maioria negam a grande diversidade cultural e lingüística dos mais de 215 povos indígenas que vivem hoje no Brasil. Embora essa mesma lei tornasse obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e indígena”, nos currículos das redes de ensino, que materiais os professores tem para subsidiar essa temática?
Além dos poucos conteúdos citados nos livros que chegam a escolas, onde mais os professores podem recorrer para que possa se cumprir essa lei? Isso se torna uma pergunta vaga, pois se os livros não trazem essa temática o único meio é corre a internet, e tentar empurrar goela abaixo essa temática. Nesse modo os professores, principalmente do ensino fundamental tentam o máximo para colocar isso de uma forma ou de outra, caindo no erro repetino de sempre, que acaba sendo o mesmo todo ano: Faça uma pesquisa sobre os povos indígenas.
Para finalizar vamos refletir sobre a mesma lei e acreditar que pode ser possível, mas que ela só vai passar a vigorar no momento em que os livros tratarem à temática como se um assunto do livro didático e não um assunto para o livro didático. Como também, os profissionais que trabalham com a classe de alunos, estiverem preparados para tratar essa questão de forma igualitária a outras temáticas.

  Categoria: Ajudando o Professor
Por: Alex Makuxi

Nenhum comentário:

Postar um comentário