quinta-feira, 14 de junho de 2012

Lideranças Kayapó (MT) visitam o Museu do Índio na abertura da Rio +20


Raoni Metuktire e Megaron Txucarramãe, conhecidos
internacionalmente por sua luta pela preservação da
Amazônia e dos povos indígenas,
em reunião com o diretor
do Museu do Índio, José Carlos Levinho,
nesta quarta-feira, 13 de junho.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) preparou uma programação paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre no período de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar na pauta do evento o tema da gestão territorial e ambiental, com foco na sustentabilidade dos povos indígenas.

Os eventos da Funai acontecem nos dias 14, 15, 19 e 21/6 (ver programação abaixo), no Museu do Índio, localizado em Botafogo. Durante a abertura, no dia 14, às 9h, será apresentado o processo de construção da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), cujo decreto foi assinado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, em 5/6, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Contará ainda com o lançamento do livro Diálogos entre Estado e povos Indígenas no Brasil: a participação indígena no processo de construção da PNGATI, que reúne as experiências acumuladas entre 2008 e 2010 que subsidiaram a construção da política. O evento contará com a presença da presidenta da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo.

Durante a programação paralela, também serão discutidas questões sobre etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas, visando fomentar o debate sobre alternativas que garantam, a estas populações, maior qualidade na alimentação e mecanismos de autossustentabilidade de suas terras a partir das especificidades de cada etnia.

Os outros temas relativos à gestão territorial e ambiental que serão tratados abordam 1) os programas de compensação socioambiental na visão dos povos indígenas Waimiri-Atroari e Tapeba e 2) a política de proteção de terras indígenas. O encerramento acontece no dia 21/6 com uma mesa de diálogos focando as terras indígenas Marãiwatsédé/MT e Cachoeira Seca/PA.

A programação paralela da Funai inclui uma exposição durante todo o período do evento. Haverá serviço gratuito de ônibus, diariamente, entre os locais oficiais da Rio+20 para o Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.

Portal Gestão Ambiental

No evento paralelo da Funai na Rio + 20, haverá o lançamento do Portal Gestão Territorial de Terras Indígenas. O objetivo é tornar acessível, de forma dinâmica e interativa, um conjunto diverso de informações sobre o tema da gestão ambiental e territoriala fim de que povos e organizações indígenas e indigenistas, agentes de governo e sociedade civil possam consultá-las.

Entre as informações a serem disponibilizadas no site, estão: legislação relacionada ao tema; calendário de reuniões e eventos; documentos de governo e organizações indígenas e indigenistas abertos ao público; catálogo de experiências e iniciativas; descrição dos instrumentos de gestão ambiental e territorial; publicações; notícias; registros fotográficos e multimídias relevantes.

O portal ficará hospedado no site da Funai: http://www.funai.gov.br/
Ascom/Funai
11/06/2012
Atualizado por Nucom/MI
13/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário