quarta-feira, 4 de julho de 2012

Os Rikbaktsa e Cinta Larga participam de capacitação para beneficiamento de castanha



Foto: Funai/Juína
Seleção final da castanha
 
A Coordenação Regional da Funai em Juína-MT, em parceria com o projeto Pacto das Águas/Petrobras Ambiental, promoveu oficina de secagem de castanha do Brasil para capacitar índios Rikbaktsa e Cinta Larga quanto as boas práticas de manejo e secagem da castanha. A capacitação foi realizada entre os dias 18 e 20 de junho, na aldeia Barro Vermelho, na Terra Indígena Erikbaktsa, localizada no município de Brasnorte-MT. 

Os indígenas aprenderam práticas de manejo que vão desde a coleta, seleção e lavagem, na floresta, até a secagem manual e armazenamento, nas aldeias. Os procedimentos adequados melhoram a qualidade do fruto e minimizam o risco de contaminação por fungos, o que acarretará maior aceitação do produto no mercado consumidor. Os participantes tiveram também noções de boas práticas no manejo da seringueira, outra atividade tradicional daquelas comunidades.                                                                                                                    
Foto: Funai/Juína
Carregamento do secador rotativo
O objetivo principal do curso foi capacitar os indígenas envolvidos para a correta operação do secador rotativo industrial, equipamento doado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento) para a Associação Indígena Rikbaktsa. O secador possibilitará o beneficiamento de cinco toneladas do produto por dia, com a previsão de atender à demanda da safra 2012/2013, estimada em mais de 140 toneladas de castanha, que já tem certificação internacional de produto orgânico.

Além dos indígenas e técnicos do Projeto Pacto das Águas, participaram da oficina servidores e chefes de Coordenações Técnicas Locais das Coordenações Regionais da Funai em Juína-MT e Cacoal-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário