O povo Xikrin, da Terra Indígena Xikrin do Kateté, no estado do Pará, irá promover, este ano, a primeira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas. O evento será realizado de 20 a 27 de outubro, na aldeia Djudjêkô. A data foi escolhida por ser aniversário da criação da aldeia pelo Cacique Botiê Xikrin.
De acordo com um dos organizadores, Bemajti Xikrin, o principal objetivo é “resgatar os valores e a história de nossos ancestrais. Acreditamos que os jogos funcionam como um momento de prazer, de competição saudável, na busca de auto-estima e na reafirmação da identidade de cada indígena”, relata Bemajti.
Serão realizados os seguintes jogos, nas modalidades masculino e feminino: Cabo de Guerra, Corrida 5.000m e 100m, Canoagem, Futebol, Lança, Natação e Pintura Corporal, que será avaliada por jurados. O Arco e Flecha será apenas para homens.
Durante as competições, haverá exposição de artesanato e festas culturais, com danças, cantos e culinária dos povos participantes. Além dos atletas Xikrin, também participarão representantes do povo Mebêngokré e do povo Gavião. Atletas de outros povos indígenas que quiserem se inscrever devem entrar em contato com as associações do Povo Xikrin Porekrô, pelos telefones (94) 3322-1020 ou 3322-1347), e do Povo Kakarekré, no (94) 3322-5760, com antecedência de no mínimo 7 dias, de forma que os organizadores possam providenciar alojamento.
Interessados em assistir os jogos devem entrar em contato com a Coordenação Regional da Funai em Marabá, com antecedência mínima de 20 dias, a fim de obter a autorização de entrada em terra indígena. Os números são: (94) 3322-1799 e 3322-3183.
http://blogdafunai.blogspot.com/2011/09/povo-xikrin-realiza-jogos-tradicionais.html
Este blog é iniciativa do Serviço de Atividades Culturais do Museu.Ligado ao SEAC temos o Núcleo de Produtos Culturais/NUPROC, que oferece coleções etnográficas para escolas e instituições culturais sob a forma de empréstimo.O Núcleo de Atendimento ao Público/NUAP, também ligado ao SEAC, promove o agendamento de visitas guiadas para escola e grupos às áreas expositivas. Venha conhecer o Museu, divirta-se e conheça mais sobre os nossos povos indígenas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário